O impacto da pandemia do coronavírus na economia já é sentido por todo o mundo. Governos e bancos anunciaram medidas que visam amenizar os abalos, enquanto empresas tentam se adequar à nova realidade e com baixo faturamento. Dentro desse cenário caótico, o consumidor tem um papel fundamental: apoiar o comércio local.
Valorizar empreendedores e colaborar com pequenos negócios durante o período de quarentena ajudou tanto na sobrevivência da empresa, quanto no desenvolvimento socioeconômico do estado e do país. Isso porque as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil. E, dentro do cenário de medidas restritivas de contenção da pandemia, muitas terão problemas financeiros.
É necessário mobilizar a sociedade e criar uma verdadeira rede de suporte ao comércio local, estimulando a economia da região.
Uma das principais maneiras de auxiliar os empreendedores em meio à crise é comprando nas empresas locais.
Mesmo que não compre, estimule os negócios locais através de divulgação. Use as redes sociais para estimular o consumo desses pequenos estabelecimentos da sua rua ou bairro. Incentive as pessoas a fazerem o mesmo, trocando grandes empresas e redes por pequenos comerciantes. Outra forma de auxiliar na divulgação é dar dicas dos seus estabelecimentos favoritos. Indicação tem peso.