• CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE SÃO GONÇALO
    marcamarcamarcamarca
    • HOME
    • QUEM SOMOS
    • SERVIÇOS
      • CERTIFICADO DIGITAL
      • ALUGUEL DE SALA E AUDITÓRIO
    • ASSOCIE-SE
    • PARCEIROS
    • CONSULTAS
      • SPC BRASIL
      • CPF RECEITA FEDERAL
      • PREFEITURA DE SÃO GONÇALO
    • BOLETO ONLINE
    • NOTÍCIAS
    • CONTATO
    Sete em cada dez consumidores utilizam smartphone para compras online
    28 de junho de 2019
    Em cada dez usuários de cartão de crédito, dois são adeptos de bancos digitais, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil
    4 de julho de 2019

    Número de empresas inadimplentes cresce 2,90% em maio, mas segue com tendência de desaceleração, apontam CNDL/SPC Brasil

    2 de julho de 2019

    Capacidade de pagamento das empresas ainda é afetado pela baixa atividade econômica e menor faturamento. Setor de serviços, que engloba bancos e financeiras, são principais credores

    O número de empresas com contas em atraso e inseridas no cadastro de inadimplentes segue crescendo, porém a taxas menores do que aquelas observadas no período mais agudo da crise econômica. De acordo com o indicador calculado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a alta foi de 2,90% na comparação entre maio e o mesmo mês do ano anterior. Trata-se do menor aumento na quantidade de empresas inadimplentes desde 2011, considerando apenas os meses de maio, quando a alta fora de 13,48%. Em maio de 2018, o crescimento havia sido de 9,37%. Apesar do aumento no número de empresas inadimplentes, houve um pequeno recuo na quantidade de dívidas em atraso no nome de pessoas jurídicas: 0,80% menor em maio frente ao mesmo mês de 2018.

    Os dados levam em consideração todas cinco regiões brasileiras e, segundo o indicador, a região em que mais aumentou o número de empresas inadimplentes no último mês foi o Sudeste, com avanço de 5,01% na comparação com igual período de 2018. Em seguida aparece o Sul, que registrou avanço de 2,07% e o Centro-Oeste, cuja alta foi de 1,35%. Já as regiões Nordeste (0,03%) e Norte (0,02%) apresentaram um comportamento estável da inadimplência, sem um crescimento relevante na quantidade de empresas com atrasos.

    Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o cenário econômico ainda adverso afeta a capacidade de pagamento das empresas, assim como a falta de confiança das empresas em contratar crédito. “O faturamento das empresas e a sua capacidade de honrar os compromissos financeiros são impactados pela fraqueza da atividade da economia brasileira, que sofre com alto desemprego e renda reprimida”, explica Pellizzaro Junior.

    Principais atrasos são com empresas do segmento de serviços

    O setor de serviços, que engloba bancos e financeiras, são os principais credores das dívidas em nome de pessoas jurídicas. Do total de pendências, 70% são com esse segmento. O comércio detém 17% de participação entre os credores, ao passo que a indústria detém 12%.

    Entre os setores devedores, quem lidera no crescimento do número de empresas com atrasos também é o setor de serviços, com alta de 5,68% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Empresas do comércio tiveram alta de 0,85%, enquanto a indústria, uma leve variação de 0,19%.

    Segundo avaliação do presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior, espera-se que a capacidade de pagamento das empresas melhore conforme a economia dê sinais mais evidentes de reação, o que ainda não é visto de forma contundente. “A saída da recessão há alguns anos ainda não se refletiu em uma melhora decisiva na gestão financeira das empresas. Apesar de a taxa Selic estar em seu piso histórico, os spreads bancários ainda são altos, o que inviabiliza um custo menor do crédito nas operações do dia a dia dos empresários. Além disso, o grande número de trabalhadores sem emprego desaquece as vendas, diminuindo a margem de lucro das empresas e a perspectiva de investimentos”, explica Pellizzaro Junior.

    Metodologia

    O Indicador de Inadimplência das Empresas sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.

    SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

    CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

    Informações à Imprensa

    Vinícius Bruno
    (11) 3251 2035 | (11) 9 7142 0742
    vinicius.bruno@spcbrasil.org.br

    Andrea Giardino
    (11) 3254 8810 | (11) 9 7215 6303
    andrea.giardino@spcbrasil.org.br

    Amanda Wall
    (61) 3213-2017 | (61) 9 8475-1686
    imprensa@cndl.org.br

    Compartilhar
    0

    Artigos Relacionados

    5 de dezembro de 2019

    Confiança do consumidor marca 47,2 em novembro e fica abaixo do índice registrado no início do ano, apontam CNDL/SPC Brasil


    Leia mais
    28 de novembro de 2019

    Em cada dez brasileiros, dois foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses, mostra levantamento CNDL/SPC Brasil


    Leia mais
    28 de novembro de 2019

    13º salário: mais brasileiros vão gastar com presentes do que com pagamento de dívidas, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil


    Leia mais

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Últimas Notícias

    • Confiança do consumidor marca 47,2 em novembro e fica abaixo do índice registrado no início do ano, apontam CNDL/SPC Brasil
    • Em cada dez brasileiros, dois foram vítimas de fraudes nos últimos 12 meses, mostra levantamento CNDL/SPC Brasil

    cdlsaogoncalo.com.br

    Rua Dr. Nilo Peçanha, 491
    Estrela do Norte - São Gonçalo - RJ

    (21) 3715-8080
    (21) 3713-4192
    (21) 96466-1117

    comercial@cdlsg.com.br
    Posto Avançado:
    Rua Dr. Nilo Peçanha, 53 - loja 01
    Centro - São Gonçalo - RJ

    (21) 2601-1010
    (21) 96475-8729

    certificadodigital@cdlsg.com.br

    © 2019 CDL São Gonçalo. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvimento