O QUE MUDOU NA PROFISSÃO DE VENDAS?

“Nada acontece até alguém vender alguma coisa.”

Arthur H. Motley

Ao longo dos anos, grande parte das famílias investiu seus recursos financeiros na educação de seus filhos, no intuito de dar-lhes condições de serem importantes profissionais no futuro. Mas nem todas as famílias possuem condições financeiras para arcar com tamanho investimento, visto que a qualidade da educação pública no Brasil é péssima, e o ensino particular é muito caro. Somando-se a isso, ainda existem as pessoas que não desejam ser diplomadas, ou mesmo possuírem alguma qualificação técnica para o mercado, vivendo apenas de “bicos” ou trabalho informal.

Além disso, muitas pessoas formadas, com seus respectivos diplomas, não conseguem encontrar lugar no mercado de trabalho para exercerem as atividades para as quais estudaram duramente. E, como conseqüência, esse cenário tenebroso acaba empurrando vários profissionais (formados) para a área de vendas, que muitas vezes, absorve uma mão-de-obra despreparada e desqualificada para o exercício adequado da profissão. Por exemplo, um engenheiro, dentista ou mesmo um médico, de modo geral, terão maiores dificuldades em conseguir desempenhar a função de vendas adequadamente, pois, não estudaram para tal atividade.

Hoje, tenho a convicção que em resposta às mudanças sócio-econômicas ocorridas em nossa sociedade, à natureza da área de vendas mudou drasticamente. Um novo tipo de vendedor vem se desenvolvendo: mais profissional e mais administrador. Durante os primeiros estágios de evolução do marketing a área de vendas era vista de maneira muito restrita, geralmente se limitava ao recrutamento e seleção de pessoal de vendas, seu treinamento, supervisão e motivação.

Hoje, em contraste, o negócio de vendas ganhou novas dimensões, envolvendo planejamento, operação e avaliação do quadro de vendas, se misturando de maneira indireta com todos os setores da empresa, onde se tornou uma importante área visto que alavanca os resultados da organização.

Finalmente, portanto, podemos dizer que o trabalho do profissional de vendas é diferente dos outros trabalhos. Trata-se de um trabalho especial que exige profissionais especiais, sendo de vital importância para empresa que seu departamento de vendas esteja bem.